BERA é o nome mais conhecido deste exame, também chamado de PEATE (Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Cerebral). Ele avalia todo o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico, através do registro da atividade elétrica que ocorre neste trajeto. Assim, ele analisa a integridade das vias auditivas nervosas responsáveis pela condução das informações sonoras até o cérebro.
O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) consiste no registro da atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo, da orelha interna até o tronco encefálico, decorrente da apresentação de um estímulo acústico. É um exame objetivo simples e não invasivo para avaliação da função auditiva e tem sido amplamente utilizado para a detecção de perdas auditivas em crianças, uma vez que não requer a colaboração do paciente
Por que fazer o exame?
No diagnóstico de autismo (TEA) para esclarecer possível fator auditivo;
Em pacientes com queixas de zumbido;
Para avaliar a integridade do nervo auditivo até o tronco encefálico;
Para Pesquisar o limiar auditivo eletrofisiológico;
Para avaliar a audição, quando os demais testes audiométricos não são possíveis ou são inconclusivos, como pode ocorrer com adultos ou crianças não cooperativas, ou com comprometimento neurológico;
Para avaliar a audição das crianças que apresentam risco de perda auditiva;
Para avaliar possível existência de tumor do nervo auditivo;
Para identificar lesões cerebrais. Ex: esclerose múltipla, em combinação com outros exames;
Para diagnosticar neuropatia auditiva, não evidenciada radiologicamente;
Como acompanhamento aos recém-nascidos prematuros ou que possuem algum outro indicador de risco para a deficiência auditiva;
Como é feito o exame?
O exame é realizado com o paciente deitado ou sentado, são colocados eletrodos na testa e atrás das orelhas do paciente e fones nos ouvidos.
O equipamento gera um potencial, denominado potencial evocado auditivo, o qual é captado pelo equipamento e transformado em dados em um computador, esses dados serão analisados e interpretados sem a necessidade de resposta por parte do paciente.
Autismo X Perda Auditiva X atraso de linguagem
Existem muitos sintomas que podem levar ao diagnóstico do autismo e da perda auditiva. Sendo assim, se faz necessário o acompanhamento de profissionais capacitados para que as crianças tenham um diagnóstico correto sobre a sua condição.
Dentro da dificuldade de interação social, por exemplo, há um sinal clássico que pode nos levar à suspeita de autismo: a criança não responder quando é chamada. Esse sintoma, entretanto, também pode significar a perda de audição. A falta de interação social e o atraso de fala, também são características das duas condições (perda auditiva ou autismo).
Autora: Fonoaudióloga Grazielle Wanzuiten Floriano
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